Vamos contar para vocês alguns cuidados especiais que devemos ter.
Para evitar o acumulo de placas ( uma massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie), é necessário limpar regularmente a gengiva do bebê com uma gaze umedecida, após as mamadas. O leite, sucos de fruta e papinhas industriais possuem açúcar que se acumulam na gengiva. Passe por toda a boca, gengiva, bochechas e língua.
A cárie é uma doença transmissível. A bactéria causadora da cárie, pode ser transmitida pela própria mãe ao soprar a comida do bebê no momento da alimentação ou mesmo ao provar a comida no mesmo talher que irá alimenta-lo. Lembre-se de nunca fazer isso.
Quando os primeiros dentes começarem a surgir é hora de trocar a gaze por dedeiras própria para higienização, como essa da foto, para massagear delicadamente.
Quando os primeiros dentinhos surgirem por completo já pode dar início ao uso da escova de dente. Elas devem ter cerdas macias e próprias para bebês, a cabeça deve ser larga e emborrachada ajudando no momento de massagear as gengivas.
A escovação deve ser feita duas vezes ao dia e com uma quantidade mínima de pasta sem flúor.
O aparecimento dos primeiros dentes podem causar diarreia, irritabilidade, problemas de sono e falta de apetite.
Esses sintomas são leves, fique atenta as reações de cada novo dente e se notar algo diferente, fora do normal converse com o pediatra.
Consulte seu pediatra para saber qual a melhor data para a primeira visita ao odontopediatra.
Espero que nossas dicas sejam de muita utilidade para você mamãe e para o seu bebê!!
Até mais,
Mellina
Nenhum comentário:
Postar um comentário